O Grupo Enactus UFBA IMS, uma organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades vulneráveis por meio do empreendedorismo social, foi homenageado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira, 18. O projeto recebeu moção de aplauso de autoria do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB). “O Enactus é uma verdadeira inspiração para todos nós, provando que o empreendedorismo social pode criar um impacto duradouro e positivo na sociedade”, afirmou o parlamentar.
Institucionalizado a partir de um programa de extensão, o Grupo Enactus do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) tem foco em ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes. Atualmente o grupo é composto por 15 membros dos cursos de Biotecnologia, Farmácia, Nutrição, Medicina, Enfermagem e Psicologia.
Duas iniciativas do grupo se destacam em Vitória da Conquista. O Projeto Lynas produz absorventes ecológicos reutilizáveis e, além de contribuir para a redução de plástico no meio ambiente, capacita e emprega mulheres quilombolas para que possam produzir o material e aumentar suas rendas. Já o Projeto Manaíba equipou a casa de farinha na comunidade quilombola Barreiro do Rio Pardo, capacitando e oferecendo as ferramentas necessárias para que os próprios moradores possam produzir e comercializar derivados da mandioca.
Ao longo de sua jornada, o Grupo Enactus UFBA IMS vem recebendo reconhecimento nacional e internacional. “O trabalho deles é um lembrete poderoso de que, juntos, podemos alcançar grandes feitos e construir um futuro mais brilhante e inclusivo para todos”, ressaltou Edivaldo Ferreira Júnior.