O Ministério do Meio Ambiente (Brasil) lançou o programa “Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo“. Por meio de edital, cada proposta apresentada pode receber, no mínimo, R$ 200 mil. Essa é uma excelente oportunidade para Vitória da Conquista investir ainda mais na promoção do cicloturismo. Por isso, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) apresentou uma indicação para que a Prefeitura Municipal elabore um projeto e participe do edital nacional.
Em dezembro de 2022, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 104/2022, que dispõe sobre o cicloturismo no município. Para o vereador, a participação no programa permitirá a oportunidade de promover a capacitação da comunidade local, discutir serviços e a cadeia produtiva envolvida no cicloturismo. “Isso melhora a qualidade do serviço oferecido aos cicloturistas e promove um sentimento de orgulho e envolvimento na comunidade“, destacou Edivaldo Júnior.
Dentre as ações para implementação da lei, o município poderá:
1) Definir o traçado das rotas cicloturísticas;
2) Definir o padrão da sinalização dos circuitos cicloturísticos;
3) Implantar sinalização específica e visível com a denominação oficial dos circuitos cicloturísticos;
4) Mapear os atrativos e os produtos turísticos existentes na região dos circuitos e rotas cicloturísticas;
5) Disponibilizar informações e oferecer materiais sobre os circuitos cicloturísticos, atrativos e produtos turísticos em meios de comunicação físicos e virtuais, como mapas, cartilhas, certificados, passaportes, sites e aplicativos.
Uma das principais inovações da lei é a possibilidade de celebração, por parte do município, de parcerias com a iniciativa privada para a implementação do cicloturismo.
O aperfeiçoamento das rotas de cicloturismo traz consigo a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos, contratação de serviços e outras ações relacionadas. Isso cria uma oportunidade significativa para a geração de empregos locais e o fomento de pequenos negócios. Além disso, a chegada de cicloturistas à cidade impulsiona o comércio local, aumentando a renda dos empreendedores da região.
“Continuaremos a trabalhar incansavelmente em prol da sustentabilidade e da mobilidade em nosso município”, afirmou Edivaldo Ferreira Júnior (PTB).